• Lubrificantes para veículos ligeiros

A ExxonMobil, em parceria com a Aston Martin Red Bull Racing, desenvolveu um novo lubrificante que permite à equipa da F1 dar um passo em frente na tentativa de alcançar a pit stop perfeita.

A Aston Martin Red Bull Racing já é a detentora da paragem nas boxes mais rápida da F1, ao atingir a marca de 1,82 segundos no Grande Prémio do Brasil do ano transato. No entanto, o aumento da eficiência e consistência na rapidez das pit stops no Campeonato do Mundo da F1 2020 deve-se maioritariamente a um novo lubrificante para a pistola de impacto pneumática desenvolvida em colaboração com a Red Bull.

Graças às propriedades únicas, o novo lubrificante Mobil 1 produz altas cargas de aperto e um torque mais consistente, o que leva a uma melhor performance e eficiência. Os engenheiros que operam com as pistolas podem agora remover as porcas da roda mais rapidamente, ajudando a equipa a realizar tempos de paragens nas boxes mais rápidas e consistentes.

A eficácia deste novo lubrificante tem sido visível com o início da temporada de 2020, onde a Aston Martin Red Bull Racing detém já cinco das dez pit stops mais rápidas nas primeiras três corridas, incluindo a mais rápida, 1,95 segundos na paragem de Max Verstappen no Grande Prémio da Estíria.

Para além da eficácia, este novo óleo da ExxonMobil produz menos resíduos, que podem acabar nas luvas e óculos dos engenheiros.

David Tsurusaki, Global Motorsports Technology Manager da ExxonMobil, disse: “A pista é o derradeiro campo de testes e as melhorias no óleo da pistola de aperto pneumática não tornará apenas as paragens nas boxes mais eficientes, ajudará também os mecânicos que têm de lidar com o óleo no dia a dia. Prolongamos o nosso compromisso com a Aston Martin Red Bull Racing no início do ano, e como parte desse compromisso queremos continuar a entregar tecnologia para o aumento da performance, onde pudermos. Sinto-me orgulhoso que o nosso Mobil™ Wheel Gun Lubricant ajudará a demonstrar a nossa gama de óleo avançada e de alta performance e espero que entregue resultados na pista.”

O chefe de equipa da Aston Martin Red Bull Racing, Christian Horner, disse: “É entusiasmante ver como a nossa parceira tecnológica com a ExxonMobil continua a desenvolver performance, mesmo nos sítios mais surpreendentes. Este novo lubrificante para a pistola de aperto pneumática demonstra que o foco desta parceria é a inovação, mas destaca também o nosso compromisso conjunto de melhorar a saúde e segurança da Equipa.”

O novo lubrificante fortalece ainda mais os elementos de performance da parceira entre a ExxonMobil e a Aston Martin Red Bull Racing, que começou no início da temporada de 2017 da Formula One, e é apenas uma das inúmeras inovações que esta relação está a produzir.

Via Red Bull