em 2021-10-15
  • Lubrificantes para indústria

O Engº Pedro Vieira, da Moove Lubrigrupo, será um dos oradores do 16.º Congresso Nacional de Manutenção, que se realizará nos próximos dias 23 e 24 de novembro de 2021 e que contará com a Moove Lubrigrupo como um dos patrocinadores ouro do evento.

Com o tema “O contributo das análises dos lubrificantes para a gestão da Manutenção,” o Engº Pedro Vieira falará sobre a importância da análise ao lubrificante para a maximização da produtividade operacional e da eficiência dos recursos, influenciando positivamente o crescimento sustentado das empresas, bem como a sua competitividade.

Fiquem com um resumo da temática que será abordada no 16.º Congresso Nacional de Manutenção:

“Porque maximizar a produtividade operacional e a eficiência dos recursos se torna cada vez mais importante para o crescimento sustentado e para a competitividade das empresas industriais e de engenharia em todo o mundo, os operadores estão cada vez mais à procura de novas formas de obter a máxima eficiência dos seus ativos através da otimização da Manutenção.

Neste contexto a análise do lubrificante e a informação daí retirada é um dos mais preciosos auxiliares da Manutenção quer na sua vertente preventiva quer na sua vertente curativa e de investigação de falhas. É assim uma das mais valiosas e úteis ferramentas que os fornecedores de lubrificantes podem fornecer aos seus clientes. Um programa de análises estabelece a realização de uma série de ensaios para monitorar o estado de todos os componentes essenciais que trabalham com os lubrificantes, bem como o estado do lubrificante em si, fornecendo informações úteis para ajudar a determinar o estado dos componentes do equipamento e do lubrificante em serviço, permitindo assim a programação antecipada da manutenção e consequentemente da operação e produção da empresa. Com vista a esclarecer as vantagens e a informação efetiva que os vários testes que fazem parte das análises aos lubrificantes fornecem, vamos focar-nos nos principais, na sua interpretação quer individualmente quer nas suas correlações. Vamos focar-nos na Viscosidade, na Oxidação, Grau de Limpeza, TAN/TBN, Água, PQ Index, Metais de desgaste e Contaminantes.”