• Lubrificantes para indústria

O pontapé de saída da campanha Os Sete Magníficos arranca com a série Mobil Vactra, o lubrificante para a lubrificação de guias e barramentos líder do mercado. Antes de passarmos à descrição do óleo, bem como apontar os benefícios, vantagens e as suas aplicações, fiquem com um pequeno vídeo introdutório à gama Mobil Vactra:

Qual a utilização da série Mobil Vactra?

Os lubrificantes Mobil Vactra são óleos de qualidade premium especialmente concebidos para satisfazer totalmente as exigências das modernas máquinas-ferramenta de precisão e de acabamento de superfície. São formulados com óleos base de elevada qualidade e aditivos específicos que proporcionam propriedades de fraca fricção, excelente proteção anti corrosão e resistência à formação de espuma. Um avançado pacote exclusivo de aditivos ajuda a reduzir o fenómeno de stick-slip e as vibrações em condições de lubrificação limite e sob um fino filme lubrificante. Isto permite um funcionamento fácil e uniforme às velocidades nominais.

Os Mobil Vactra foram optimizados para proporcionarem uma excelente separação dos óleos solúveis e, quando estes possuem um elevado pH, minimizam os efeitos corrosivos nas superfícies lubrificadas. Os óleos base e o pacote de aditivos foram cuidadosamente seleccionados para protegerem as guias e barramentos assegurando, simultaneamente, uma boa filterabilidade. Isto é importante porque um fluxo reduzido ou filtros entupidos aumentam o fenómeno de stick-slip, as vibrações e o desgaste. Os agentes adesivos e de molhagem de metais formam filmes uniformes de lubrificante que resistem ao esmagamento das superfícies das guias enquanto a máquina está parada.

Vantagens e Benefícios

A série Mobil Vactra foi desenvolvida e especialmente concebida para proporcionar uma margem extra de protecção das máquinas, satisfazendo os exigentes requisitos das guias e barramentos ao mesmo tempo que satisfaz as exigências dos outros componentes lubrificados das máquinas-ferramenta. Exibem uma excelente lubricidade e capacidade de suportar cargas contribuindo significativamente para o aumento de produção e a melhor qualidade das peças. A sua notável estabilidade térmica e resistência à oxidação melhora a limpeza das máquinas, disponibiliza as características de filterabilidade desejadas e reduz a frequência das intervenções de manutenção. Os Mobil Vactra Série Numerada oferecem uma excelente capacidade de se separarem da água e dos óleos solúveis, reduzindo os efeitos negativos das contaminações, melhorando o desempenho e a longevidade do lubrificante e dos óleos de corte solúveis.

Aplicações

Os Mobil Vactra Oil Numerados são recomendados para a lubrificação de guias e barramentos e como fluidos para sistemas hidráulicos de máquinas-ferramenta. Estes óleos foram desenvolvidos para poderem ser utilizados em todas as combinações de ferro fundido, aço e materiais não-metálicos das guias. Os produtos da série Mobil Vactra Oil Numerados podem ser aplicados manualmente, por alimentação forçada ou através de um sistema de circulação centralizada. As suas propriedades de extrema pressão tornam-nos adequados para todos os tipos engrenagens encontradas nas máquinas-ferramentas. Não deverão ser utilizados em sistemas de circulação onde a temperatura do óleo exceda os 66ºC.

  • Mobil Vactra Série Numerada é recomendada para o uso em aplicações que exigem as especificações Cincinnati P53, P47 e P50.
  • Mobil Vactra Oil No. 1 e No. 2 são recomendados para guias horizontais em máquinas-ferramenta de tamanho pequeno e médio. Também são adequados para aplicação em circulação em máquinas grandes e com fluido hidráulico de serviço moderado
  • Mobil Vactra Oil No. 3 e No.4 são normalmente recomendados para máquinas grandes, onde as pressões são altas e é necessária um boa precisão. Também são recomendados para deslizamentos verticais e inclinados, onde a drenagem pode ser um problema, e para mecanismos de movimentação de engrenagens de máquinas-ferramenta de serviço moderado
  • A série Mobil Vactra Oil Numerada pode ser utilizada para lubrificar guias lineares, cabeçotes, sistemas de avanço, engrenagens direitas e cónicas, e parafusos sem-fim com carga ligeira
  • Aplicações onde a contaminação do óleo de corte solúvel com óleos minerais convencionais encurte a vida do primeiro

Para mais informações, podem consultar aqui o site oficial.