• Lubrificantes para indústria

A Enagra Group, uma empresa que utiliza vários motores a gás, procurava melhorar a eficiência da sua geração de energia. A companhia entrou em contacto com a ExxonMobil na esperança de que uma mudança de lubrificante pudesse contribuir para que a empresa atingisse os seus objetivos.

Os engenheiros da ExxonMobil sugeriram uma mudança para o Mobil Pegasus 605 Ultra 40, concebido especificamente para ser utilizado em motores a gás modernos e de alta performance. Foi também recomendado que a Enagra Group implementasse o programa Mobil Serv Lubricant Analysis para monitorizar a performance do óleo que estava a ser utilizado.

A análise a esse mesmo óleo revelou que o lubrificante não estava apenas a fornecer uma proteção excelente ao desgaste, mas estava também a aumentar os intervalos de drenagem de 550 para 1.500 horas, reduzindo o consumo de óleo em 5.500 litros.

Apenas um dos cinco motores da companhia foi utilizado para a realização deste teste. Caso fosse implementado em todos os motores, ao longo de cinco anos seria expectável uma poupança a rondar os €250.000.