Devido à atual situação em que nos encontramos, e com as mais recentes diretrizes do governo português, a Moove Lubrigrupo tomou a decisão de adiar a edição deste ano do GEMS – Gas Engines Maintenance Seminar.

Se por um lado esta decisão acabou por não ser fácil de tomar devido à grande adesão a este evento, acreditamos que esta é a mais sensata para que todos possam estar em segurança e mais rapidamente ultrapassarmos estes dias de grande incerteza.

Desta forma, o GEMS voltará no próximo ano. Da nossa parte, avaliaremos diariamente a evolução da pandemia e avançaremos com uma nova data o mais rápido que nos seja possível.

No entanto, e até ao final deste ano, continuaremos com a iniciativa Webinar Series, com um seminário online a cada mês, culminando em novembro de 2020.


O GEMS (Gas Engines Maintenance Seminar) é um seminário anual da indústria, que reúne especialistas de todo o setor da Energia para oferecer as informações mais recentes sobre inovação tecnológica, tendências e melhores práticas para operação e manutenção de motores a gás.

Este evento só é possível graças a uma parceria celebrada entre a Moove e a ExxonMobil, parceria essa que se provou eficiente, graças ao sucesso da edição de 2019, a primeira realizada em solo português, nomeadamente, na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, Porto.

O GEMS 2019 contou com a participação de alguns dos mais ilustres profissionais do setor, nacionais e internacionais, para abordar temáticas como as Tendências e Inovação na Cogeração, a Melhoria na Manutenção dos Motores a Gás, Tecnologia dos Refrigerantes para Motores a Gás, entre outros conteúdos relevantes para a indústria.

Foram mais de 75 participantes, distribuídos por 40 empresas, números que nos enchem de orgulho e que nos incube de responsabilidade alargada para próximas edições deste Gas Engines Maintenance Seminar.

 

A pandemia trouxe novos desafios para a sociedade em geral, impactando de certa forma a organização do GEMS 2020. No entanto, propusemo-nos a encontrar soluções para promoção e realização daquele que será um evento difícil, mas também recompensador. Ainda sem data para a edição de 2021, o GEMS voltará a reunir os especialistas de todo o setor da energia, abordando diversas temáticas, sempre com um olhar no futuro dos motores a gás.

Quisemos ir mais além e abraçar o digital, surgindo assim o Webinar Series, um conjunto de seminários online realizados no âmbito do GEMS, e que nos/vos acompanhará até à edição física, que voltará à Fundação Dr. António Cupertino de Miranda na data supramencionada.

O pontapé de saída foi dado pelo Eng.º Pedro Vieira, licenciado em Engenharia Química – Qualidade e Ambiente pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. Esta apresentação estava prevista para o GEMS 2019, mas os limites de tempo obrigaram a que fosse cancelada. Isto deu-nos um motivo extra para o Webinar Series, que tal como a edição física, tem-se revelado um sucesso. Foram mais de cem inscritos, onde mais de 80 por cento dos inquiridos elogiou a iniciativa e a forma como esta decorreu, mostrando o seu interesse em participar em futuras sessões.

Assim sendo, seguiu-se a Eng.ª Sandra Domingues, licenciada em Eng.ª Electrotécnica pelo IST, responsável pela gestão de ativos de produção de energia e de desenvolvimento de negócio da empresa ENERGETIX. Reconhecida especialista em energia, tem 20 anos de experiência no sector da produção renovável e em cogeração, coordenando o ciclo completo desde a procura de projetos e de parceiros de negócio até à implementação, operação e exploração, abrangendo a vertente técnico-económica dos projetos e gerindo equipas. Também efetuou estudos de planeamento de rede na REN para suporte à decisão de investimentos.

O Eng.º Jorge Barcelona de Pedro, engenheiro com mais de 15 anos de experiência em Consultoria de Vendas e Desenvolvimento de Negócios nacionais e internacionais, foi o terceiro orador do Webinar Series. Conta também com vasta experiência na gestão de equipas comerciais, na motivação delas para que superem os seus objetivos. Participa ativamente na negociação com vários decisores como prescritores, serviços públicos, industriais, engenharia, investidores em energia renovável.

No dia 19 de agosto realizou-se a quarta sessão do Webinar Series, desta feita apresentanda pelo Engº David Squirrell, da ExxonMobil, que abordará, entre outras temáticas, as tendências das fabricantes de equipamentos.

No dia 16 de setembro, às 16h00 de Portugal Continental, realizou-se a quinta sessão desta série de webinars, com apresentação de Ralf Strauss, da ExxonMobil, que abordou a tecnologia de refrigeração para os motores a gás.

No próximo dia 14 de outubro, às 16h00 de Portugal continental, a Engª Sandra Domingues voltará ao Webinar Series para nos trazer uma visão geral sobre a cogeração.  

 

Prometemos não ficar por aqui, garantindo desde já que este Webinar Series terá pelo menos mais uma sessão. A data e orador será anunciado numa data futura.

Este Webinar Series é totalmente gratuito e todos os interessados poderão participar. Para tal, apenas terão que inscrever-se a partir deste formulário. Será também uma forma de promover a edição física, também ela gratuita, mas com lugares limitados. Desta forma, e para confirmarem a vossa inscrição, será necessário o preenchimento de um outro formulário, que poderão encontrá-lo aqui.